O grupo parlamentar de "Os Verdes" pretende saber se o Governo já tomou medidas preventivas quanto aos resíduos hospitalares, alegadamente do Hospital de Chaves, descobertos no aterro sanitário de Boticas.

O lixo hospitalar, segundo o deputado José Luís Ferreira, pode provocar doenças e alterações na saúde, porque contém químicos perigosos, agentes infeciosos e materiais invasivos.

Além disso, referiu em comunicado enviado à agência Lusa, pode causar um impacto "muito negativo" no ambiente, nomeadamente na contaminação da biota animal e vegetal, das águas, do solo e do ar.

Na semana passada, foram descobertos resíduos hospitalares no aterro sanitário da vila de Boticas, supostamente provenientes do Hospital de Chaves, integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

A descoberta destes resíduos no aterro demonstra, na opinião do deputado de “Os Verdes”, que existe "uma má prática no manuseamento e encaminhamento dos resíduos hospitalares por parte do hospital, com graves implicações para o ambiente e saúde pública".

"Estamos perante uma situação de extrema gravidade", afirma José Luís Ferreira.

Por isso, "Os Verdes" pretendem saber como é que o Ministério da Saúde explica o sucedido e que medidas estão a ser implementadas para "erradicar" estes "erros graves".

Quanto às pessoas que estiveram em contacto com os resíduos hospitalares e ao meio ambiente onde foram depositados, o grupo parlamentar exige saber que medidas preventivas foram já tomadas.

O CHTMAD já anunciou que vai instaurar um "inquérito rigoroso", enquanto a Resinorte, entidade encarregada da gestão do aterro sanitário, já abriu um inquérito para averiguar a "exata" proveniência dos resíduos hospitalares, assim como o seu "incorreto e ilegal" encaminhamento para aquele local. Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, exigiu a demissão do administrador do centro hospitalar.

18 de junho de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.