Uma dirigente do departamento sanitário de Nova Iorque indicou que a cidade vai fazer "um teste em pequena escala" para avaliar "a eficácia do produto", enquanto continua a "favorecer mudanças estruturais e comportamentos suscetíveis de reduzir as condições que permitem a proliferação dos ratos".

Este esterilizador líquido torna os ratos estéreis, sem apresentar riscos para o ambiente, segundo a sociedade SenesTech, do Estado do Arizona, que o produz.

Nova Iorque vive confrontada com um grande problema de saúde pública com ratos, uma espécie que se reproduz a uma velocidade fenomenal: dois ratos podem originar 15 mil num único ano. Os ratos são uma legião na cidade, sendo visíveis com frequência nos passeios, designadamente junto aos caixotes do lixo, e no metropolitano.

Tantos ratos como pessoas. Mito?

Um mito urbano indica que há em Nova Iorque tantos ratos quantos habitantes, que são 8,5 milhões. Mas um estudo, realizado no final de 2014, por um investigador da Universidade de Columbia, avaliou a população de ratos na cidade em torno dos dois milhões.

Desde 2015, o número de queixas relacionadas com ataques de ratos aumentou exponencialmente.

A autarquia reforçou o seu programa de luta contra esta ameaça sanitária. Três pessoas foram contaminadas no Bronx, em meados de fevereiro, por uma doença, a leptospirose, muito rara no homem e frequente entre estes animais. Uma destas pessoas morreu.

As coisas mais sujas que tem em casa