Apesar de se congratular com o imposto já aplicado sobre as bebidas açucaradas, a Ordem dos Nutricionistas considera que ainda há muito por fazer, designadamente ao nível de programas que promovam hábitos alimentares mais saudáveis.

Os 12 alimentos mais recomendados pelos nutricionistas
Os 12 alimentos mais recomendados pelos nutricionistas
Ver artigo

"A taxa sobre as bebidas açucaradas revelou-se uma excelente medida, com o consumo de refrigerantes a apresentar uma quebra muito expressiva, passando de uma média mensal superior a 29 milhões de litros, em fevereiro, para pouco mais de oito milhões em abril de 2017. Mas não basta, é preciso agora utilizar a verba arrecadada com este imposto em programas de literacia alimentar", salienta Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Em Portugal, 32,3% dos adolescentes têm excesso de peso ou obesidade e, segundo a Bastonária, "o excesso de consumo de açúcar reflete-se nestes dados".

Segundo a nutricionista, "este estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge veio reforçar a urgência da implementação das medidas previstas na recém-publicada Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável".

A Ordem do Nutricionistas reuniu na terça-feira com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, com o objetivo de apresentar novos caminhos para a melhoria da alimentação nas escolas, nomeadamente através da implementação de programas de literacia alimentar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.