Os doutores palhaços da Operação Nariz Vermelho (ONV) visitaram mais de 200 mil crianças hospitalizadas, em Portugal, em 10 anos de trabalho, tornando mais alegre o internamento, disse hoje à Lusa a presidente daquela instituição de solidariedade.

“Visitamos aproximadamente 40 mil crianças por ano nos 12 hospitais onde estamos, mas (…) o número chega às 200 mil crianças nestes 10 anos”, disse à Lusa Beatriz Quintela, fundadora e presidente da Operação Nariz Vermelho.

A ONV celebra hoje, na cidade do Porto, o 10.º aniversário, com a “Festa da Década”, uma espécie de “piquenique interior”, que vai decorrer entre as 18:30 e as 21:30, no Hotel Porto Palácio, onde sete restaurantes da cidade vão confecionar iguarias para os comensais que participem no evento e cujos valores do ingresso revertem para a instituição.

A presidente da ONV estima “angariar fundos importantes” com a “Festa da Década” para continuar a manter o trabalho que fazem semanalmente em 12 hospitais portugueses, que começou a distribuir alegria com três doutores palhaços e hoje conta com uma equipa de 22.

A entrada na festa é de 20 euros e reverte 100% para a ONV. Os comensais podem apreciar iguarias de sete dos melhores restaurantes da cidade e provar vinhos de sete produtores de vinho do Douro e do Porto.

A ONV é hoje uma instituição de referência de “’doutores palhaços’, que são artistas profissionais com formação especializada no meio hospitalar e que trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

Em 2006, a Operação nariz Vermelho foi distinguida com o prémio “Diploma de reconhecimento de Mérito” pela Ordem dos Médicos e em 2009 recebeu o prémio “Diretos Humanos” da Assembleia da República.

15 de novembro de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.