Banksy doou a obra, com o título "Game Changer" (mudança no jogo) ao hospital de Southampton, sul da Inglaterra, em maio de 2020, durante a primeira onda da pandemia de COVID-19.

O quadro representa, em preto e branco, um menino que colocou os bonecos do Batman e Superman no lixo e brinca com uma boneca de enfermeira que usa máscara e capa.

O mais famoso dos artistas urbanos anónimos decidiu leiloar o quadro original para arrecadar recursos para o Serviço Nacional de Saúde (NHS). Uma reprodução da obra permanecerá no hospital.

Para a Christie's, que organiza a venda, o quadro é uma "homenagem pessoal aos que continuam a mudar o rumo da pandemia".

"O Game Changer de Banksy trouxe uma luz de esperança para os funcionários e os pacientes do hospital de Southampton e o artista quis leiloá-lo em benefício do NHS", explicou Katharine Arnold, codiretora da Christie's e responsável pela arte do pós-guerra e contemporânea na Europa.

"A obra presta homenagem à força e resistência dos funcionários da saúde pública", destacou Arnold.

"Game Changer", que será leiloado em 23 de março, está avaliado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras.

Quando entregou a obra aos profissionais da saúde em maio do ano passado, o artista deixou um bilhete: "Obrigado por tudo o que estão a fazer. Espero que alegre um pouco o lugar, mesmo que seja apenas a preto e branco".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.