De acordo com os mesmos dados, do total de biópsias renais realizadas em 2014, 23 foram realizadas em doentes com menos de 15 anos de idade. O grupo etário mais biopsado é o adulto com 70% das biópsias. No idoso foram realizadas 224 (26%) do total.

No que respeita à diferença por género, foram realizadas 461 biópsias em doentes do sexo masculino, contra 397 no sexo feminino. Entre as principais doenças renais diagnosticadas com recurso a biópsia estão a Nefrite Lúpica e a Nefropatia IgA. Em 2014, foram diagnosticados 115 casos de Nefropatia IgA, 89 casos no adulto, 17 no idoso e nove casos em crianças. A Glomeruloesclerose Segmentar e Focal é a doença renal mais diagnosticada nos idosos, com um total de 23 casos registados em 2014.

A biópsia renal é um instrumento fundamental para detetar uma possível lesão renal, não identificada através de outros procedimentos. “Entre as principais indicações da biopsia renal destacam-se a proteinúria persistente (presença de proteínas na urina), a hematúria frequente (presença de sangue na urina), a insuficiência renal aguda de causa inexplicável ou prolongada duração, a síndrome nefrótica e as alterações renais produzidas durante determinadas doenças sistémicas”, refere a Dra. Fernanda Carvalho.

De acordo com Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, “nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento da prevalência da doença renal, principalmente na população mais idosa. Prevenir é mais fácil do que tratar, por isso, vigilância e análises regulares são essenciais para detetar a doença o mais precocemente possível”.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.