Investigadores norte-americanos desenvolveram um novo anel vaginal que impede a transmissão do virus, avança o jornal online ISaúde. O dispositivo é um anel reservatório que é instalado no interior da vagina.

Apresentado na American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS), o novo anel vaginal é composto por tubos plásticos que absorvem água e libertam doses de Tenofovir, uma substância que condiciona a entrada do virus VIH no organismo.

Os anéis intravaginais devem ser trocados de três em três meses, que é o tempo de duração do seu sistema de reserva de medicamento. O aparelho liberta diariamente o medicamento que irá proteger o organismo do contágio do VIH.

“Preve-se que este anel vai ser capaz de lançar um conjunto de drogas que atualmente não podem ser aplicadas devido a limitações da tecnologia. A abordagem é altamente adaptável para quase qualquer quantidade de medicamento distribuido no dia a dia e a velocidade de libertação poderá ser modificada se for necessário”, declara Patrick Kiser, responsável pelo estudo.

A garantia de proteção do anel através da libertação constante de TFV é semelhante à do anel de curta duração, eficaz na diminuição do risco de infeção do VIH nas mulheres, conclui Kiser.

18 de outubro de 2012

@SAPO