A informação é avançada pela edição impressa desta segunda-feira (17/10) do jornal Público.

"Por favor, não apanhe o comboio em jejum". Esta é a mensagem que a Fertagus, a empresa que detém a concessão do serviço suburbano entre Lisboa e Setúbal, vai passar aos seus clientes.

A campanha tem início na manhã desta segunda-feira (17/10) e pretende reduzir o número de episódios de doença súbita a bordo dos seus comboios motivados por pessoas que não tomaram o pequeno-almoço. Serão distribuídas peças de fruta e também iogurtes. De 2012 a outubro de 2016 foram contabilizados 372 casos de doença súbita, dos quais 82 no interior dos comboios. Só no primeiro semestre deste ano, 46 tiveram indisposições nos comboios da Fertagus.

O fenómeno preocupa empresa pelo impacto que tem na pontualidade do serviço prestado. Estes casos afetaram 51 comboios num total de 209 minutos. É que, se em algumas situações, é possível retirar a vítima de doença súbita do interior das composições, há casos em que o auxílio médico tem de ser ali prestado.

"Viajar sem tomar pequeno-almoço pode afetar a viagem de todos" é o slogan inscrito nos cartazes que a partir de hoje poderá encontrar nas estações de comboio da empresa que faz a ligação entre as duas margens do Tejo.

A empresa deixa alguns conselhos: nunca iniciar uma viagem sem tomar o pequeno-almoço; andar sempre com uma garrafa de água; em caso de indisposição, deve sair na estação mais próxima e pedir ajuda em vez de permanecer no interior do comboio.