O caso foi investigado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que fez uma série de recomendações ao Centro Hospitalar do Oeste após aperceber-se que o contrato público daquela unidade hospitalar com uma empresa de telemedicina não previa qualquer garantia ou controlo de qualidade.

Estas são as 10 principais causas de morte em Portugal
Estas são as 10 principais causas de morte em Portugal
Ver artigo

O diretor da urgência tentou ouvir o médico - que à distância fez o diagnóstico - mas sem sucesso, até porque o hospital não tem autoridade disciplinar sobre o clínico.

O caso aconteceu em novembro de 2016 e envolveu uma mulher que foi ao Hospital de Torres Vedras depois de uma queda. Foram feitos exames, mas a utente teve alta uma vez que os resultados não apontavam para nenhuma situação clínica grave.

A situação de saúde da mulher complicou-se e a doente acabou por morrer. A autópsia determinou que a morte foi causada por complicações de uma hérnia. No relatório da TAC, o médico radiologista em prestação de serviços foi omisso em relação a essa hérnia e não sugeriu sequer a patologia determinada no relatório da autópsia.

Outros casos

O hospital afirma ainda que detetou outras "situações de aparentemente objetiva falta de qualidade de relatórios" nas áreas de Radiologia e Anatomia Patológica, informa a TSF.

As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
Ver artigo

O perito ouvido pela ERS conclui que fica a dúvida "se a avaliação do doente após o trauma foi adequada e se a TAC realizada poderia ter sido mais específica, atendendo ao diagnóstico da autópsia", o que eventualmente poderia ter evitado a morte ou dado origem a outro tipo de tratamento.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera o caso "grave" e teme que a falta de controlo da qualidade nos contratos públicos de telemedicina e telerradiologia seja comum a outros hospitais.

Por isso, escreve a TSF, vai averiguar junto dos hospitais públicos a tipologia dos atuais contratos de prestação de serviços em telemedicina.