A ministra, que falava à margem da visita à Maternidade Alfredo da Costa, no âmbito da semana mundial do aleitamento materno, adiantou que o serviço de observação será reaberto ao final do dia de quarta feira.

“Até lá pedimos que os outros hospitais possam receber doentes em situação mais grave e as outras pessoas que não precisam de ir às urgências, que são cerca de 80 por cento, possam ir ao centro de saúde e ao centro de urgência básico, que fica lá próximo e que pertence ao hospital”, afirmou Ana Jorge.

Os cerca de 50 doentes que estavam no internamento do serviço de urgência estão todos internados em outros locais do Amadora Sintra, explicou a ministra, acrescentando que ficaram inoperacionais “uma ou duas salas”.

Quanto aos doentes que acorrem ao hospital, estão a ser reencaminhados para outras unidades de saúde, o “que se faz sempre” nestas situações, já que os “hospitais trabalham em rede”.

A ministra acrescentou ainda que o problema deverá ficar resolvido em 48 horas, pelo que só ao final do dia de quarta feira é que o serviço estará em condições.

Fonte: Lusa

2010-10-04