Arun Patel, oriundo do Estado de Madhya Pradesh, ficou com graves deformações na face devido a uma pneumonia fulminante quando ainda era bebé. A infeção danificou por completo a cartilagem sensível do nariz e os médicos não conseguiam reconstruir o órgão.

Mais de dez anos depois, um grupo de médicos na cidade indiana de Indore decidiu fazer uma cirurgia plástica rara no país para dar ao jovem um novo nariz. Uma operação semelhante foi feita na China em 2013. Neste caso, um homem recebeu o órgão criado no próprio corpo após ter ficado desfigurado durante um acidente de viação.

O médico Ashwini Dash, que liderou a equipa que intervencionou Arun Patel, disse à BBC que "estava confiante de que o novo nariz funcionaria bem como outros órgãos" do menino.

4 fases

Todo o processo esteve dividido em quatro fases e demorou um ano até ser concluído.

Na primeira fase, um "alargador de tecido" de silicone foi colocado na testa da criança, abrindo espaço para o crescimento do novo nariz. Depois, os médicos injetaram uma substância estimulante para obrigar os tecidos a crescerem naquela região. A segunda etapa envolveu tirar cartilagem das costelas do menino para criar um novo nariz, que cresceu na testa durante três meses.

Os médicos removeram o nariz artificial na terceira fase e implantaram-no no rosto do menino. A última parte consistiu em fazer uma cirurgia para reparar a testa.

Leia tambémArya vive em permanente risco de vida. Com 10 anos pesa 188 quilos

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.