Faltam menos de mil seguidores para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) atingir o meio milhão de fãs no Facebook. No ranking nacional, a página oficial da LPCC é a primeira presença institucional, só precedida por algumas páginas relacionadas com desporto ou telecomunicações.
“Com um indiscutível primeiro lugar no setor da saúde, a relevância deste número reside na importância atribuída pelos portugueses ao papel que a LPCC desempenha no quotidiano de milhares de portugueses”, defende o responsável pela dinamização do Facebook da Liga.
Envolver as pessoas na prevenção do cancro
A interação dos seguidores com a página da LPCC, através de “gostos”, partilhas e comentários é permanente. Os números já são avassaladores. O Facebook da Liga conta atualmente com 499.733 fãs e com 43.642.704 visualizações de publicações. Publicações como a que noticiava a entrega das Bolsas Terry Fox 2012 conseguem, por exemplo, alcançar mais de 100.000 pessoas.
Segundo a LPCC, contribuíram para este sucesso as campanhas de apelo a novos fãs, nomeadamente a lançada em colaboração com a Roche Farmacêutica que permitiu em apenas cinco dias atingir 80.000 fãs ou a campanha “Chama Solidária”, do Banco Santander Totta, iniciativas que demonstram ainda a mobilização solidária dos portugueses. Nos dados retirados da página entre a data da sua criação e o final do mês de março, a viralidade é outro aspeto a destacar.
Uma janela aberta para o site da LPCC
A presença da LPCC no Facebook começou a 19 de setembro de 2010, com o objetivo promover as suas atividades e prestar informações básicas sobre prevenção do cancro e educação para a saúde.
Ao associar este meio ao site da Liga (http://www.ligacontracancro.pt), para a obtenção de dados mais pormenorizados, a LPCC concretizou uma mudança de estratégia na comunicação que pretendeu por uma lado aproximar ainda mais a Liga Portuguesa Contra o Cancro das pessoas e dar-lhes voz, mas também impor o site como espaço de referência na informação sobre o cancro em Portugal.
29 de março de 2012
@Ideias Concertadas
Comentários