Subjugada ao tema “A Interdisciplinaridade é uma das chave para o futuro da medicina cardiovascular” a edição deste ano do TALS preconiza a apresentação, discussão e debate de diversos casos clínicos e indicações relevantes no quadro da gestão do risco cardiovascular da população portuguesa.

Pela primeira vez em Portugal, haverá um simpósio dedicado a uma doença genética rara: a Síndrome de Marfan, doença que afeta cerca de uma em cada 5000 pessoas em Portugal.

Este ano a terceira edição do congresso "TALS" tem um painel de oradores internacionais divididos por dois dias de programa científico.

As doenças cardiovasculares devem-se essencialmente à acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos – aterosclerose – um fenómeno que tem início numa fase precoce da vida e que progride silenciosamente durante anos, (habitualmente já está avançado no momento em que aparecem as primeiras manifestações clínicas).

As suas consequências mais importantes – o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral – são frequentemente súbitas e inesperadas.

As doenças cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas todos os anos no mundo inteiro.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% dos óbitos em Portugal, sendo igualmente responsáveis por uma elevada taxa de incapacidade.