
A jovem mulher italiana apareceu num posto médico queixando-se de estar saturada de suar sangue do rosto e das palmas das mãos há mais três anos, um fenómeno chamado hematidrose.

Trata-se de um fenómeno muito raro: é uma fraqueza física excepcional onde todo o corpo apresenta dores, acompanhada de um abatimento moral violento e rompimento de finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor se anexa ao sangue.
O diagnóstico da mulher italiana deu a possibilidade a dois investigadores da Universidade de Florença de publicarem um caso clínico no Canadian Medical Association Journal.
Neste caso, o sangramento dava-se durante a noite e atividade física, durava entre um a cinco minutos e aumentava de intensidade com o stress.
A patologia terá mesmo causado perturbações do foro mental na mulher. "A paciente isolou-se socialmente devido a este constrangimento, estando com sintomas consistentes de depressão e pânico", escreveram os autores do artigo, os médicos Roberto Maglie e Marzia Caproni.
Até agora existe registo de apenas 25 casos de hematidrose em todo o mundo.
Veja ainda: 22 doenças raras e (no mínimo) misteriosas
Comentários