Ana Castro, Pedro Gouveia e Francisco Matos são os criadores e administradores do Grupo “Eu acredito na Sustentabilidade do SNS”. Estes médicos decidiram que estava na altura de envolver toda a comunidade e lutar pelo Serviço Nacional de Saúde, que acima de tudo deriva da preocupação pelo doente e procura proporcionar cuidados de elevada qualidade.

“Este grupo surge da vontade de contornar a inevitabilidade que, neste momento, parece ser a privatização do Serviço Nacional de Saúde. Esta ideia nasce da vontade de um grupo de médicos em gerar discussão e novas ideias que possam contribuir para melhorar o nosso SNS”, explica Ana Castro, médica oncologista.

“Acreditamos que o SNS pode ser sustentável sem a necessidade de privatização, pois esta pode comprometer o livre acesso dos doentes aos cuidados de saúde. Se todos nós contribuirmos, quem sabe possamos continuar a ter um SNS de qualidade para todos”, refere Ana Castro.

Este grupo debate ainda questões várias relacionadas com a criação de linhas orientadoras face à racionalização dos meios auxiliares de diagnóstico; a educação da população para a escassez de recursos materiais e humanos; a divulgação da factura com o custo integral dos cuidados de saúde prestados aos utentes, entre outros temas.

06 de julho de 2011

Fonte: Lusa