A autarquia liderada por Rui Marqueiro admite ainda avançar com a desinfeção da água que sai das bicas na fonte situada no centro da vila do Luso, para "terminar de vez" com episódios recorrentes de contaminação do aquífero, como o ocorrido em abril, quando uma análise ordenada pela Delegada de Saúde do concelho detetou a existência de coliformes fecais.

A fonte acabou por não ser interditada uma vez que a contra-análise, pedida no dia seguinte pela autarquia à empresa Águas do Centro Litoral, concluiu que a água é adequada para consumo humano, não tendo sido nessa altura detetados coliformes ou outros contaminantes.

"Há muitos anos que se registam episódios pontuais de contaminação das águas, sempre desmentidos pelas contra-análises, normalmente em meses de grande pluviosidade", disse hoje Rui Marqueiro, em conferência de imprensa no Luso, garantindo que em nenhum momento a fonte representou uma ameaça para a saúde pública.

O autarca suspeita que as situações pontuais de contaminação da fonte, situada numa zona baixa do centro do Luso, estão relacionadas com a rede de saneamento na zona mais alta da vila, que já é antiga.

"Não sabemos as razões. Pode haver uma rutura, pode haver uma ligação ilegal à rede, ou pode ser que a contaminação ocorra no tanque que serve as bicas. Vamos fazer uma inspeção à rede e se for necessário iremos contratar uma empresa para desinfetar a água", promete Marqueiro.

O autarca garantiu ainda que a Câmara vai aumentar o número de análises à água (atualmente realizam-se quatro por ano) em articulação com os serviços locais de Saúde pública.

"Não pouparemos esforços para que tudo esteja em condições", promete Marqueiro.

Embora fique situada a menos de cem metros da nascente da água do Luso, a fonte de São João não tem qualquer relação com a marca de água comercializada pela Sociedade Central de Cervejas, sendo um aquífero de superfície.

Gerida pela Câmara Municipal da Mealhada, a fonte debita 40 litros de água por segundo por meia dúzia de bicas, onde diariamente centenas de pessoas enchem águas e garrafões para consumo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.