Depois de um consumidor ter encontrado um pedaço de plástico vermelho num dos chocolates vendidos na Alemanha, a gigante dos chocolates Mars decidiu recolher lotes de produtos em 55 países, incluindo Portugal.

Os chocolates potencialmente afetados têm data de validade entre 3 de julho e 9 de outubro de 2016.

"A decisão surge devido à possibilidade de algumas das barras de chocolate destas marcas poderem conter pequenos pedaços de plástico vermelho", divulga a Mars Portugal em comunicado de imprensa.

"Estamos perante um incidente isolado e apenas referente aos produtos indicados. Outras variedades de chocolates, diferentes formas de apresentação ou barras de outros tamanhos não são afetados", lê-se ainda na nota.

Também os bombons da marca Celebrations, da Mars, estão a ser recolhidos nos países onde são comercializados, escreve a agência de notícias France Presse.

Dos lotes de produtos afetados, em Portugal são vendidas apenas as marcas Mars e Snickers.

"A Mars pede a todos os consumidores que tenham comprado uma das barras de chocolate dos produtos referidos para entrar em contacto com a nossa equipa de Apoio ao Consumidor para obter mais informação", remata a nota.

A empresa norte-americana Mars não especifica a quantidade de chocolates afetada. Ainda assim, segundo a BBC, só a Mars Alemanha, em Viersen, produz cerca de 10 milhões de chocolates por dia.

A marca tem outras unidades de produção na Europa, como Reino Unido, França e Holanda.

"Queremos evitar que os clientes que compraram estes produtos os consumam", refere a Mars Alemanha em comunicado, pedindo também  aos clientes que entrem em contacto com o fabricante, por telefone ou e-mail.

De acordo com a delegação alemã da Mars, a ordem de retirada de produtos do mercado é a maior da história da companhia de chocolates.

A Mars Incorporated é um gigante norte-americano do setor agroalimentar, conhecido sobretudo pelos seus chocolates, mas que também fabrica arroz, massas e alimentos para animais domésticos.