As doenças autoimunes atingem atualmente, em Portugal, mais de 100 mil pessoas, principalmente mulheres em idade fértil, adolescentes e jovens adultos. Na XVIII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de doenças autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna serão apresentados e discutidos novos dados com base na terapêutica e prevalência das várias doenças autoimunes na população portuguesa. Este encontro tem lugar entre hoje e amanhã, dia 14 de abril, no Marriott Hotel Lisboa

A reunião anual servirá a apresentação de dados relativos aos doentes que se encontram a fazer tratamento com biológicos (medicamentos recentes, modernos, eficazes e dispendiosos), em centros de Medicina Interna. Embora já existam dados consistentes do ponto de vista de indicações terapêuticas para algumas doenças autoimunes mais frequentes, muitas (talvez a maioria) ainda têm pouca informação científica consistente em relação a eficácias terapêuticas.

Desta forma, existem alguns medicamentos que ainda são utilizados por inércia ou tradição, mais do que por clara evidência científica da sua eficácia. Alguns deles caros, outros tóxicos. A intenção deste encontro é apontar alguns desses exemplos (porventura os mais gritantes), em que os medicamentos classicamente usados, provavelmente não são eficazes nessas situações, existindo porventura outros que poderiam ser úteis.

A maioria das doenças autoimunes atinge principalmente as mulheres em idade fértil, no caso do Lupus a relação pode ser de 9 mulheres para 1 homem, o que levanta um conjunto ainda maior de questões, nomeadamente riscos para a mãe e para o feto.

Também igualmente relevante é o facto de estas doenças atingirem mais frequentemente adolescentes e adultos jovens, trazendo grandes limitações às suas vidas, com obrigatoriedade de medicações, consultas e internamentos que levam ao absentismo escolar e laboral. Para além disso, e tratando-se de doenças crónicas que atingem a população na maior parte dos casos até aos 40-50 anos, o impacto económico é visível.

13 de abril de 2012

@Empower

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.