Um conto infantil ilustrado em verso com cerca de uma centena de estrofes, em forma de catecismo e recentemente publicado, foi o legado íntimo a seus netos de uma avó com a doença degenerativa ELA.
De acordo com agência EFE, a autora do livro, Pilar Agramunt, que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), escreveu a obra já num estado avançado da doença e com pouca mobilidade.
Tendo em conta que em 2009 a autora do livro, Pilar Agramunt, foi submetida a uma traqueotomia para poder respirar, foi o seu marido, Jaime Puebla, quem concluiu a obra, depois de transcrever para o papel o relato, memorizado antes pela mulher.
O livro, chamado de "A vida de Jesus. Versos para os meus netos", editado pela PPC, a castelhana Agramunt, licenciada em Filologia Moderna, professora de línguas e intérprete de inglês e francês durante o período laboral, narra em verso a história do "Salvador" desde o seu nascimento, da mesma forma como lhe contaram na infância.
As ilustrações do livro, em aguarela, foram feitas pelo artista Jose Luís Navarro, onde também colaborou com os seus desenhos a filha mais nova da autora, Lucia Puebla, e em que aparecem os seus quatro sobrinhos, inspiradores do conto, e a sua própria mãe numa cadeira de rodas, junto ao seu cão.
A apresentação do livro teve lugar esta semana, em Madrid, pela Associação da Imprensa de Madrid, embora a autora não tenha podido estar presente, dado o estado avançado da sua doença.
No entanto, participou no ato através da emissão de um emotivo vídeo, de quatro minutos, gravado em casa pela família poucos dias antes do evento.
19 de dezembro de 2011
@Lusa
Comentários