Nasceu com apenas 25 semanas e pesava 375 gramas. Normalmente, às 25 semanas, os bebés estão ainda a desenvolver-se no útero das suas progenitoras têm à volta de 600 a 800 gramas, explica o médico pediatra Dinesh Kumar, diretor do Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Rainbow, na Índia.
"Bebés que nascem com menos de 400 gramas sobrevivem poucas vezes. Não é algo frequente", afirma Kumar citado pela estação de televisão britânica BBC.
Em média, os bebés têm entre dois e três quilos na altura do nascimento - após 40 semanas de gestação.
"Nunca tinhamos tido na Índia um bebé com menos de 400 gramas que tivesse sobrevivido", acrescentou o especialista.
Hemorragia grave
Ao quinto dia de vida, Cherry sofreu uma grave hemorragia nos pulmões. Foi ventilada e ficou ligada a equipamentos que garantiram as suas funções vitais durante 105 dias. Agora, poderá finalmente ir para casa depois de cinco meses hospitalizada.
"Ela está muito bem. Tem 2,45 kg agora", afirma o médico.
Cherry nasceu após a sua mãe ter feito quatro abortos espontâneos.
"Quando a segurei pela primeira vez, comecei a chorar, porque tinha chegado finalmente aquele dia - o dia em que pude segurar o meu bebé ao colo", comentou a progenitora, Nithika, também à BBC.
Para o pediatra Dinesh Kumar, a sobrevivência de Cherry é uma boa notícia para centenas de outros pais em todo o mundo que têm dúvidas sobre a possibilidade de bebés demasiado pequenos sobreviverem à prematuridade.
"Todas as crianças, mesmo um bebé pequeno, têm hipóteses de sobreviver", asseverou, optimista, o clínico.
Comentários