De acordo com o documento, 9,2% das pessoas inscritas em 2016 nos centros de saúde da Região possuem hábitos tabágicos. Este valor é inferior à média nacional – que se situa nos 10,4%. Este comportamento é mais frequente no sexo masculino do que no sexo feminino (10,3% versus 8,1%).

Para Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, "esta realidade poderá traduzir alguma influência das sucessivas campanhas de prevenção e da forte aposta nas consultas de desabituação tabágica".

Perder peso em 10 passos com as dicas de uma nutricionista
Perder peso em 10 passos com as dicas de uma nutricionista
Ver artigo

Os dados registados pelos médicos de família da ARSLVT dizem respeito a vários determinantes de saúde, como é o caso do alcoolismo, que atinge 1,1% dos utentes inscritos na Região. Este valor é inferior ao nacional (1,4%) e também aqui o fenómeno é mais frequente entre os homens (2% versus 0,2%).

Menos casos de excesso de peso

O "Perfil Regional de Saúde 2017" revela ainda que 6,2% da população de Lisboa e Vale do Tejo tem excesso de peso, ainda assim inferior à média nacional (6,4%). Neste determinante existe maior equilíbrio entre ambos os géneros: com 6,3% para os homens e 6,1% para as mulheres.

Para Luís Pisco, "conseguir superar a média nacional é sempre positivo para quem gere a Saúde e para quem presta cuidados diretos à população. Mas a importância destes números manifesta-se em primeiro lugar nas próprias pessoas que, ao reduzir hábitos de vida prejudiciais, estão a investir na sua saúde e na saúde de todos nós".

O "Perfil Regional de Saúde" é um documento formulado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, que se assume como Observatório Regional de Saúde Pública.

Trata-se de um instrumento de apoio à tomada de decisão técnica, político/estratégica e organizacional, uma ferramenta orientada para a ação, no sentido da melhoria da saúde das populações e redução das desigualdades em saúde, explica a ARSLVT em comunicado.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.