Em média os adultos têm uma gripe a cada cinco anos, conclui uma investigação conduzida na China que contabilizou o número de vezes que alguém sofre de graves infeções gripais ao longo da vida.

Os investigadores testaram amostras de sangue de 151 voluntários com idades entre os 7 e os 81 anos, para melhor entenderem quem tem o maior risco de infeção e com que intensidade se manifesta ao longo da vida.

A investigação visava ainda estudar a propagação da doença entre a comunidade chinesa.

"A frequência exata da infeção varia consoante os níveis da gripe e consoante a vacinação", comentou o principal autor do estudo, Steven Riley, cita a TVI.

O estudo publicado na revista "PLoS Biology" teve em conta os nove principais tipos de gripe que mais afetaram as pessoas entre 1968 e 2009.

Os resultados mostram que as crianças têm em média uma gripe todos os anos, mas com o passar da idade esse fenómeno torna-se menos frequente e a imunidade à gripe aumenta. A partir dos 30 anos as gripes tendem a ocorrer apenas duas vezes a cada década, ou seja, sensivelmente uma vez a cada cinco anos.

Os investigadores afirmam que apesar de ser bastante provável, as conclusões podem não se aplicam a outras populações. Nesse sentido, os cientistas já informaram que vão realizar um estudo semelhante no Reino Unido para testar se os resultados se podem aplicar ao povo britânico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.