
O INEM informou esta quarta-feira que a greve dos técnicos de ambulância de emergência não está a afetar os serviços, garantindo que no primeiro turno o dispositivo previsto funcionou, sem qualquer recusa ou inoperacionalidade nas horas extraordinárias.
O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência convocou uma greve às horas extraordinárias com início às 00h00 de hoje, mas “no turno que se iniciou às 08h00 todo o dispositivo que estava previsto está a funcionar”, afirmou o instituto em comunicado.
“Neste período laboral (00h00/08h00), o INEM está a operar com turnos em horário extraordinário, onde não ocorreu qualquer recusa ou inoperacionalidade”, acrescentou.
Segundo o instituto, na delegação regional do sul, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, faltando apenas confirmar a ambulância de Almada, porque até ao momento não foi possível estabelecer contacto, por motivos desconhecidos.
Nas delegações do centro e do norte, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, acrescentou.
Relativamente aos festejos do São João, o INEM afirma ter alarado o seu dispositivo, registando 18 ocorrências em Braga com 16 vítimas transportadas ao Hospital de Braga e 201 ocorrências no Porto com ambulâncias acionadas para 163 ocorrências.
Foram transportadas 92 vítimas, que foram distribuídas pelo Hospital Santo António (65) e Hospital de São João (27).
“Os meios de reforço do INEM no período de alargamento do seu horário de funcionamento tiveram 76 acionamentos”, referiu ainda o instituto, considerando ter tido uma “boa capacidade de resposta face ao número de ocorrências”.
Comentários