"Normalmente as cirurgias programadas são as que sofrem mais e os serviços estão reduzidos aos serviços mínimos”, afirmou à agência Lusa José Correia Azevedo, presidente da FENSE.

“É evidente que a dinâmica desses serviços também é afetada, não são feitas a maior parte das coisas, exceto aquelas que ponham em perigo as pessoas", explicou.

Estas são as 10 doenças mais estigmatizadas do mundo
Estas são as 10 doenças mais estigmatizadas do mundo
Ver artigo

Este responsável adiantou que, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a adesão ronda os 88%, no Leiria-Pombal os 93%, no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) os 95% e no Centro Hospitalar de Coimbra os 89%.

O sindicalista ainda não tinha dados sobre a adesão à greve no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, mas adiantou ter algumas informações que apontam para valores semelhantes aos das restantes unidades hospitalares. "A média nacional ronda os 90% e estes hospitais inserem-se também nessa média nacional", concluiu.

A greve dos enfermeiros já obrigou ao adiamento de 400 cirurgias programadas no Hospital de São João, no Porto, uma vez que as 12 salas do bloco central estão encerradas.

No Alentejo, a paralisação está com uma adesão a rondar também os 90%, provocando o adiamento de cirurgias programadas.

A adesão à greve na Madeira estava, hoje de manhã, nos 38%, segundo o Serviço Regional de Saúde da Madeira, e nos 92%, de acordo com Federação Nacional dos Sindicatos do setor.

Dados desta manhã apontavam para uma adesão de 96% no primeiro turno do dia em todo o país.

Reivindicações dos enfermeiros 

Os enfermeiros reivindicam a conclusão da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho entregue há um ano, a introdução da categoria de enfermeiro especialista, a definição clara da hierarquia enfermeiro-diretor de serviço, de departamento, de instituição ou região e a revisão das tabelas remuneratórias.

Estão ainda em cima da mesa o descongelamento imediato de 13 anos, oito meses e 13 dias que os enfermeiros consideram ser devidos e a anulação ou revogação de quaisquer faltas injustificadas relativas à greve convocada pela FENSE de 11 a 15 de setembro de 2017.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.