“Foi uma profissional de excelência com uma carreira que atesta as suas capacidades, o seu conhecimento e o seu empenho em todas as funções que exerceu ao longo da vida e que culminaram na direção da Escola Nacional de Saúde Pública”, sublinhou Graça Freitas numa nota de pesar publicada no Facebook da Direção-Geral da Saúde.

A diretora-geral salientou que desenvolveu “laços de colaboração” com a professora catedrática que foram “proveitosos para a sociedade e para a saúde pública” em Portugal.

“A professora Carla Nunes foi uma pessoa extraordinária, generosa, inteligente, sensível, disponível e amiga”, destacou Graça Freitas, que endereçou o seu pesar à família, assim como à ENSP da Universidade Nova de Lisboa.

O Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) também apresentou sentidas condolências à família, salientando a “reconhecida carreira dedicada à área da Saúde Pública”, com um percurso profissional ligado ao ensino e à investigação nas áreas da estatística e epidemiologia.

Carla Nunes foi diretora da ENSP-NOVA entre 2019 e 2021 e integrou o grupo de especialistas que aconselhou o Governo durante os primeiros anos da pandemia, integrando o painel de peritos em várias reuniões do Infarmed sobre a evolução da covid-19.

Em março de 2022, foi uma das especialistas que recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau “ouro”, “em reconhecimento de todo o aconselhamento técnico, em especial nas áreas da epidemiologia, saúde pública e ciências sociais, prestado ao Ministério da Saúde no contexto da resposta à pandemia de covid-19”.

Docente da ENSP-NOVA desde 2005, Carla Nunes era professora catedrática de Estatística e coordenadora dos programas de doutoramento em Saúde Pública e em Global Public Health.

Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) e do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), centrou a sua investigação nas áreas da estatística e epidemiologia em variados campos da Saúde Pública.

Era licenciada em Matemática/Ciências Estatísticas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e mestre com doutoramento pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.