"Esta aplicação nacional pretende disseminar informação correta e ajustada à promoção da saúde sexual dos homens que têm sexo com homens e conjuga várias funcionalidades de apoio à gestão da saúde individual", explica o GAT em comunicado.

Por isso, esta app (disponível aqui), financiada pela Direção-Geral da Saúde, disponibiliza mapas de locais de socialização e de prevenção, informação sobre infeções sexualmente transmissíveis (transmissão, prevenção e ferramentas de prevenção), gestão e adesão a medicação de profilaxia de pré e pós exposição e tratamento antirretroviral como prevenção, lembretes para marcações e gestão de saúde (consultas, testes e outros), histórico de parceiros e encontros, notificação anónima de parceiros e contactos úteis.

"O desenvolvimento da CheckMe teve por base o crescimento exponencial, desde 2009, da utilização de apps para facilitar o encontro entre HSH, tornando-se numa importante ferramenta de divulgação na área da saúde", justifica o GAT.

"O lançamento desta app é um fator inovador e que permite elevar a literacia em saúde sexual", comenta Diogo Medina, médico e coordenador científico do CheckpointLX.

E acrescenta: "O objetivo é ir mais além da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e prestar também esclarecimentos úteis e credíveis tais como riscos associados aos comportamentos, profilaxia e ajuda na gestão do tratamento. Esperamos que com a utilização desta app haja uma maior consciencialização para a importância da monitorização da saúde em homens que têm sexo com homens".

Veja ainda: As imagens de um casamento gay que é um conto de fadas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.