De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da queda de neve vai prolongar-se nalguns casos até ao final do dia de hoje (Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) e noutros estende-se até às 09h00 de sábado (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco).

O distrito de Aveiro escapa ao aviso para a queda de neve, mas está em aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12h00 de sábado, assim como toda a costa portuguesa, mas na costa alentejana e algarvia o aviso estende-se até às 18h00 de hoje.

Está prevista queda de neve acima de 600/800 metros, subindo temporariamente a cota para 1000/1200 metros durante o dia. Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento em geral será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante leste nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

Hoje o céu vai estar  geralmente muito nublado, com a possibilidade de aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo a partir da manhã, e que serão em geral fracos na região Sul até ao início da manhã, aumentando de intensidade e frequência nas regiões Centro e Sul partir da manhã.

Leia mais20 dúvidas sobre a gripe que precisa de esclarecer

Veja ainda: 15 alimentos para não ficar de cama

Está prevista uma pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste e descida da temperatura máxima.

Em Lisboa e Porto vão oscilar 06 e os 10 graus Celsius, em Vila Real entre 03 e 09, em Viseu entre 02 e 09, em Bragança entre 1 e 09, na Guarda entre 0 e 05, em Coimbra entre 05 e 11, em Santarém entre 04 e 11, em Castelo Branco entre 03 e 9, em Évora entre 04 e 10, em Beja entre 05 e 11 e em Faro entre 7 e 13.

Ilhas

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira). Apenas a agitação marítima faz prolongar o aviso em Porto Santo até ao final do dia de sábado.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.