O médico Jonh Bach, referência na área da ventilação não invasiva a nível mundial, estará na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para apresentar um livro que assina juntamente com Miguel Gonçalves, professor desta Faculdade. O lançamento irá acontecer a 1 de julho, pelas 15h00, na FMUP.

Considerado “o pai dos protocolos de suporte ventilatório não invasivo”, o especialista irá dar uma conferência sobre uma mudança de paradigma, de modo a evitar a traqueostomia (procedimento cirúrgicos invasivo para abrir um orifício na traqueia e introduzir de um tubo).

A cerimónia de apresentação deste Compêndio contará também com a participação de Adelino Leite-Moreira, professor catedrático da FMUP, e de Rui Machado, doente neuromuscular ventilado, que irá dar o seu testemunho enquanto tal.

Intitulado “Noninvasive Management of Ventilatory Pump Failure”, este livro reúne estratégias ventilatórias não invasivas para pacientes respiratórios graves, tendo como destinatários os médicos e profissionais de saúde, mas também os doentes, quer adultos, quer crianças.

Em Portugal, um dos países europeus com mais doentes ventilados em casa, o número de pessoas que beneficiam destas estratégias tem vindo a aumentar, nomeadamente em casos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), doenças neuromusculares, lesões vértebro-medulares, síndrome de hipoventilação/obesidade e patologia da caixa torácica, entre outros.

“É consensual que a implementação destes protocolos diminuiu significativamente a mortalidade de milhares de pacientes portugueses e permitiu que esses mesmos doentes pudessem ter uma boa qualidade de vida, apesar das graves limitações”, explica Miguel Gonçalves, professor da FMUP.

O livro, editado pela Book Vine Press, está disponível para compra através do site da Amazon.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.