Desde o aumento da procura por certos tratamentos até ao desenvolvimento de inovações que começam já a impulsionar o sucesso de alguns procedimentos médicos, 2025 promete trazer melhorias significativas na medicina dentária, garantindo, cada vez mais, que os tratamentos e intervenções são personalizados, confortáveis e indolores para os pacientes.
“Com a chegada do novo ano intensificam-se algumas tendências que temos vindo a verificar nos últimos meses, nomeadamente no que respeita ao aumento de alguns tipos de tratamentos. E embora seja possível perceber que, de uma maneira geral, as pessoas estão cada vez mais cientes da necessidade de tratar complicações orais ou de corrigir certas condições, o grande desafio para este ano reside na consciencialização para a importância da prevenção. Assegurar os hábitos de higiene oral será absolutamente fundamental para um 2025 repleto de saúde oral”, explica Tiago Caramelo, Médico Dentista na MALO CLINIC Lisboa.
Eis três tendências que irão marcar o ramo da saúde oral em 2025.
1. Tratamentos estéticos
Recentemente, as preocupações com a imagem e estética, nomeadamente da face e do sorriso, têm sido cada vez mais comuns, o que está a impulsionar o crescimento dos tratamentos estéticos. Procedimentos minimamente invasivos e praticamente indolores, como branqueamentos dentários, facetas e a ortodontia com alinhadores invisíveis, irão, por isso, continuar a crescer em 2025. A estética do sorriso continuará a assumir-se como uma das principais prioridades das pessoas no que toca à saúde oral, sendo um fator que contribui não só para a aparência, mas também para a autoestima, confiança e bem-estar geral.
2. Inovações tecnológicas
O ramo da medicina dentária tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver procedimentos cada vez mais rápidos, indolores e confortáveis para os pacientes. Esta é uma tendência que se irá intensificar este ano, principalmente pela recente integração de novas tecnologias. É um exemplo disso a fotogrametria, utilizada para a impressão digital de implantes dentários, ou de protocolos como o GBT (Guided Biofilm Therapy), que remove placa bacteriana, tártaro e manchas na dentição através da tecnologia Airflow. Além destas inovações, para 2025, ferramentas como a Inteligência Artificial ou a impressão 3D tornar-se-ão ainda mais centrais, aumentando a eficiência e melhorando a experiência dos pacientes.
3. Tratamentos de recuperação total da dentição
Com o aperfeiçoamento das técnicas e métodos utilizados, também os procedimentos de reabilitação total da dentição estão a evoluir significativamente. Estes tratamentos, cada vez mais rápidos e confortáveis, estão a tornar-se mais recorrentes entre os pacientes mais velhos. Assim, em 2025, a procura por tratamentos como o All-on-4® Digital Workflow, que permite substituir todos os dentes em menos de três horas, continuará a aumentar, promovendo uma melhoria do bem-estar geral das pessoas, ao aliar a funcionalidade à estética e ao conforto.
Comentários