A iniciativa, a ter lugar no dia 13 de fevereiro, véspera do Dia dos Namorados, tem como objetivo promover o uso do preservativo como meio de prevenção da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis. A iniciativa resulta de uma parceria entre o GAT e a AHF – AIDS Healthcare Foundation.

O uso consistente do preservativo contínua abaixo do necessário, quer entre a população geral, quer entre as populações-chave na resposta à epidemia de VIH, pelo que a promoção do uso do mesmo continua a ser uma prioridade, refere o GAT em comunicado.

"Este ano decidimos marcar a data com a pintura de um mural pelo street artist Hibashira em conjunto com utentes do centro IN-Mouraria, um centro do GAT dirigido a pessoas que usam drogas", acrescenta.

A inauguração da pintura terá lugar às 11h00 nos números 81 e 83 da Calçada de Santo André, bairro da Mouraria. Posteriormente, haverá uma distribuição de preservativos pelo centro da cidade.

Leia também: Os 16 sintomas mais comuns do VIH/Sida

Em 2015 o GAT foi considerado exemplo de boas práticas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando esta instituição das Nações Unidas publicou as novas recomendações para o rastreio da infeção pelo VIH, onde se incluem informação e linhas orientadoras para o rastreio do vírus, promoção do teste e referenciação para tratamento.

Os centros comunitários CheckpointLX e IN-Mouraria são os únicos exemplos nacionais referidos pela OMS, que os destacou a nível mundial juntamente com outros onze centros e programas europeus (45 de todo o mundo).

De acordo com números da OMS, estima-se que 54% das infeções pelo VIH não estão diagnosticadas.

Anualmente, existem dois milhões de novas infeções pelo vírus da Sida em todo o mundo, estimando-se que 40% destas ocorram nas populações-chave (homens que têm sexo com homens, trabalhadores do sexo, pessoas que usam drogas por via injetada, pessoas trans e reclusos).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.