No Dia Mundial da Criança é importante relembrar que a prevenção é fundamental para proteger as crianças da Doença Invasiva Pneumocócica (DIP). De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, esta é a principal causa de morte prevenível através da vacinação, em crianças com idade inferior a cinco anos, sendo responsável por cerca de 800.000 mortes por ano em todo o mundo nesta faixa etária.

 Causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, a DIP abrange patologias como a Meningite (inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central – as meninges), a Septicémia (infecção generalizada), a Bacteriémia, (infecção na corrente sanguínea) e a Pneumonia complicada (inflamação dos pulmões, geralmente devido a infecção, com complicações).

 A prevenção da DIP através da vacinação é fundamental, uma vez que, além de poderem ser potencialmente mortais, estas patologias são contagiosas, colocando em risco os doentes e todos os que possam estar em contacto com quem tem a doença. Estas são patologias que se podem transmitir de criança para criança de forma semelhante a uma constipação, e que podem conduzir à perda de audição, a défices intelectuais, a distúrbios de equilíbrio, paralisia e, em casos extremos, à morte.

 Por isso, a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda a vacinação de todas as crianças saudáveis até aos 5 anos para prevenir estas patologias. A vacina actualmente disponível mais abrangente em termos epidemiológicos é uma vacina pneumocócica conjugada 13?valente, que engloba 13 serótipos (estirpes) da bactéria Streptococcus pneumoniae que, no seu conjunto, provocam a maior parte (perto de 80%) dos casos de Doença Invasiva Pneumocócica em idade pediátrica no nosso país, sendo por este motivo recomendada pela Sociedade de Infecciologia Pediátrica/Sociedade Portuguesa de Pediatria.

 O esquema completo de imunização com esta vacina consiste em 4 doses, administradas nos primeiros 15 meses de vida. Às crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade, que não tenham sido imunizadas com esta vacina, poderá ser administrada 1 dose para conferir protecção contra os serótipos nela incluídos.

01 de junho de 2011

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.