À exceção das ilhas do grupo oriental da região autónoma dos Açores, todo o restante território nacional apresenta risco muito elevado de exposição aos raios UV.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje nevoeiro matinal no litoral oeste, vento moderado a forte no litoral e terras altas, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso (Cascais) até meio da manhã e possibilidade chuvisco na faixa costeira a norte do Cabo Raso até ao início da manhã. Prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Hoje as temperaturas máximas esperadas variam entre os 25.º e os 30.º no litoral do continente, e entre os 30.º e os 38.º no interior.

As previsões de tempo quente mantêm os distritos Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja sob aviso meteorológico amarelo até às 18:00 de hoje e o distrito de Faro até às 10:00. A região autónoma da Madeira está também sob aviso amarelo por previsões de tempo quente, até às 21:00 de sábado.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Nova vaga de calor

No sábado e no domingo prevê-se “uma subida gradual de temperatura, quer dos valores da máxima, quer dos valores da mínima”, afirmou Maria João Frada, do IPMA.

“Os valores mais elevados da temperatura não ficaram apenas confinados às regiões do interior e serão também elevados nas regiões do litoral Norte e Centro e, assim, vamos chegar a domingo, que será em principio o dia mais quente, com valores de temperatura que oscilam sensivelmente entre os 33 e os 40 graus na generalidade do território com exceção da faixa costeira a sul do Cabo Espichel e também da costa sul do Algarve, onde os valores serão inferiores, com a temperatura máxima a variar sensivelmente entre os 27 e os 30 graus”, revelou a meteorologista Maria João Frada.

Veja ainda: 10 truques inteligentes para lidar com o calor (sem ar condicionado)