“Estão infetados no lar residencial da APPACDM de Santo António das Areias [freguesia rural] sete utentes e cinco funcionários”, disse o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, os casos “têm vindo a acontecer” nos últimos dias na instituição, que tem capacidade para acolher, segundo a sua página na Internet, 22 pessoas em alojamento permanente e duas pessoas em alojamento temporário.

“Dois dos utentes infetados estão internados no hospital de Abrantes”, acrescentou.

Luís Vitorino indicou ainda que a APPACDM está a efetuar testes rápidos a utentes e funcionários.

O relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 21 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 509 casos ativos, 539 casos recuperados, encontrando-se 28 infetados internados nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 286 casos, seguindo-se Elvas, com 55 casos ativos, Crato (45), Gavião (33), Nisa (24), Arronches (18) e Ponte de Sor com 10 casos ativos.

Campo Maior apresenta nove casos ativos cada, Castelo de Vide e Fronteira cinco casos cada, Monforte quatro e Alter do Chão três casos ativos.

Os concelhos de Avis e Sousel não apresentam hoje qualquer caso ativo.

Em Portugal, morreram 4.276 pessoas dos 285.838 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.