Graça Freitas registou que há “uma tendência aparente para que os números [de casos de contágios] vão aumentar”, assinalando que as últimas duas semanas, atípicas por terem tido menos dias úteis, provocam variações.

Portugal continental tem 417 surtos ativos de contágio pelo novo coronavírus, sobretudo em lares de idosos, afirmou, frisando que nesses lares a vacinação será adiada por pelo menos 28 dias.

“Num lar com um surto ativo, que tenha casos nesse momento, obviamente que a vacinação é adiada”, declarou Graça Freitas durante a conferência de imprensa de acompanhamento da covid-19 em Portugal.

A responsável da DGS salientou que “ninguém vai ficar para trás” nos lares de idosos, estruturas onde a campanha de vacinação começou na segunda-feira, uma vez que um surto é dado como terminado 28 dias depois de se ter registado o caso mais recente e que a vacinação é então reagendada.

“É apenas um adiamento, porque não se vacina em surto”, reiterou, indicando que houve lares para onde esteve prevista vacinação esta semana, que entretanto registaram casos e que por isso tiveram que ficar para depois.

Dos 417 surtos ativos, 284 estão na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região norte, 29 no Alentejo, 25 na região Centro e 24 no Algarve, “sobretudo identificados em estruturas residenciais para idosos, menos em escolas e alguns em instituições de saúde”.

Portugal contabiliza pelo menos 7.286 mortos associados à covid-19 em 436.579 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente de contágio mais elevado.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.