Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defende uma testagem sistemática para todos os profissionais na linha da frente do combate ao novo coronavírus.

"Defendo, que em relação à testagem, se devem manter os testes aos contactos dos casos [confirmados de COVID-19] e testar semanalmente, quer tenha sintomas, quer não tenha sintomas, os cuidadores dos lares, profissionais de saúde, pessoas que estão na linha da frente e que pela sua profissão estão mais expostas", afirma o especialista que participou nas reuniões do Infarmed sobre a evolução da COVID-19 em Portugal, em entrevista à Rádio Renascença.

"Se houve uma coisa em que eu penso que nós podíamos ter feito melhor, foi precisamente em proteger os idosos que estão institucionalizados nas chamadas estruturas residenciais para idosos", lamenta.

Em Portugal, morreram até agora 1.824 pessoas das 58.243 confirmadas como infetadas com o vírus SARS-CoV-2, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia do coronavírus que provoca a COVID-19 já provocou pelo menos 851.071 mortos e infetou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.