Se tiver de usar lavandarias públicas, estas são as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS):

1. Organize as suas roupas antes de ir à lavandaria de forma a no local só ter de a inserir na máquina.

2. Dobre as roupas limpas em casa, para reduzir o tempo de permanência na lavandaria e o número de superfícies em que toca.

3. Use lenços ou um desinfetante para as mãos para limpar os botões das máquinas e os puxadores antes de os utilizar.

4. Se a lavandaria tiver um lavatório, lave as mãos com sabão depois de tocar nas máquinas.

5. Se estiverem outras pessoas na lavandaria, mantenha a distância física de dois metros ou espere do lado de fora ou noutro local.

Portugal em situação de calamidade

Portugal encontra-se em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o país contabilizava na terça-feira 1.074 mortos associados à COVID-19 em 25.702 casos confirmados de infeção.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.  Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Como funciona um ventilador?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.