“Para já foram identificados cinco casos e estão a ser testados todos os utentes e trabalhadores da instituição”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
De acordo com o autarca, estão a ser realizados testes ”aos 80 utentes e a 80 trabalhadores” do Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, estimando-se que “entre hoje e quinta-feira sejam conhecidos mais resultados”.
Contactada pela agência Lusa, a direção do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz remeteu mais informações para um comunicado publicado na sua página da rede social Facebook, no qual refere que, “tendo em conta o atual cenário de surto” de covid-19, a instituição “tomou as medidas preventivas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementou o seu Plano de Contingência, procurando garantir a segurança dos seus utentes e colaboradores”.
De acordo com o comunicado, foram isolados “os casos suspeitos”, hoje confirmados como positivos, e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.740 pessoas das 51.848 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários