O primeiro caso de contágio autóctone de coronavírus da Península Ibérica foi diagnosticado, nas últimas horas, em Sevilha. Um homem de 62 anos que sofre de pneumonia e que está internado há seis dias, num quarto isolado, no Hospital Virgen del Rocío de Sevilla, em Espanha, é alegadamente o primeiro caso de transmissão local direta no país vizinho, acaba de avançar a edição online do jornal espanhol El País, citando fontes daquela unidade hospitalar.

Apesar de hospitalizado há quase uma semana, o paciente não corre perigo de vida. De acordo com José María de Torres, diretor-geral de Salud Pública de Andalucía, o doente infetado com Covid-19 não esteve no estrangeiro nem visitou nenhuma das zonas de risco que integram a lista elaborada pelo ministério da saúde do país. As autoridades que estão a investigar o caso ainda só apuraram que esteve numa reunião de trabalho "com outras pessoas em Málaga".

"Isto significa que [o paciente infetado] contraiu a doença na Andaluzia mas ainda não sabemos como", afirmam as fontes hospitalares contactadas pela publicação. "Isto é a prova de que o vírus tem circulado localmente nos últimos dias sem que o tivessemos conseguido detetar", referem ainda. Os familiares mais próximos do doente já fizeram análises à presença do coronavírus no organismo mas nenhum dos resultados foi positivo, apurou ainda o El País.

"Estamos a investigar todas as pessoas com quem esteve em contacto. Estamos a ser muito precavidos. Não queremos que nos escape ninguém. Desde as 13h30 de hoje, quarta-feira, que estamos a trabalhar na rastreabilidade do caso", confirmou, entretanto, publicamente, Inmaculada Salcedo, porta-voz da comissão de acompanhamento do Covid-19 na Andaluzia. "Estamos como em Itália na passada sexta-feira", afirmaram fontes hospitalares ao jornal.

"Agora que confirmámos um caso, podem existir mais. Podem ser só cinco, serem uma dezena ou uma centena. É necessário ativar todas as medidas clínicas e de saúde pública para conseguir determinar o alcance efetivo destas transmissões", defendem as fontes ouvidas pelo El País. Este é, segundo o jornal, o primeiro caso de coronavírus detetado em território espanhol desde que o novo protocolo de monitorização, que entrou ontem em vigor no país, foi introduzido.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.