Cerca de 150 alunos de seis turmas de duas escolas da Amadora vão ficar a partir de hoje “em isolamento social” nas suas casas até 13 de março por ter sido diagnosticada a infeção pelo novo coronavírus a uma professora. Em comunicado, o Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa, no qual pertence a Escola Básica 2/3 Roque Gameiro e Escola Secundária da Amadora, refere que esta mulher esteve de férias em Milão, Itália, na pausa do Carnaval, e regressou à escola para dar aulas no fim dessa semana.
Segundo o agrupamento, na passada segunda-feira já não compareceu na escola e na quarta-feira foi-lhe diagnosticado o COVID-19. "Face a esta situação, foi determinado pela autoridade de saúde da Amadora que as cinco turmas da Escola Básica 2/3 Roque Gameiro e uma turma da Escola Secundária da Amadora que tiveram aulas com esta professora vão ficar em isolamento social até ao dia 13 de março, inclusive, nas suas residências, não podendo portanto vir à escola", refere o comunicado.
O agrupamento destas escolas indica também que cinco professores e três assistentes operacionais, que estiveram em contacto com a professora, ficaram em situação de isolamento.
A escola sublinha que, "embora os jovens deste grupo etário não tenham grande suscetibilidade para ficarem doentes com esta situação", é pedido que se tenha atenção ao “aparecimento de sintomas, como "febre ou tosse ou dores de garganta". Segundo a escola, diariamente as famílias destes alunos vão ser contactadas para verificar a evolução da situação clínica. "Pode a restante comunidade escolar estar tranquila, dado não ter existido qualquer contacto com esta professora por parte de outros alunos", refere ainda a nota.
Outros alunos que optem por não ir às escolas afetadas não levarão falta, adiantou o diretor do agrupamento.
Escola de Alverca aciona plano de contingência
Um dos homens internados no Hospital Curry Cabral é pai de um aluno da escola da Fundação CEBI, em Alverca, que acionou o plano de contingência.
O estabelecimento de ensino é frequentado por 1500 alunos, da creche ao secundário e tem 400 trabalhadores.
Em declarações à RTP, o responsável pela escola revelou que foram criados quatro espaços de isolamento.
ESMAE suspende aulas e coloca dezenas de pessoas em isolamento social
A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, suspendeu as aulas por tempo indeterminado por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contactarem com o quinto infetado com coronavírus em Portugal, disse à Lusa um responsável.
"Vamos suspender a atividade letiva a partir de quinta-feira porque o número de pessoas que temos em isolamento social não nos permite continuar a manter a escola a funcionar. Não estão infetadas, atenção, estão apenas em isolamento social”, adiantou o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, onde está integrada esta escola.
Confirmando que um membro da escola tem coronavírus, apesar de não revelar se é um aluno, professor ou funcionário por uma questão de privacidade, João Rocha reforçou que a escola não vai encerrar, mas apenas suspender as aulas. "A escola estará aberta, não haverá é aulas", vincou.
A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
O COVID-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.
A doença pode causar infeções respiratórias, como pneumonia, e provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países, incluindo seis em Portugal.
Itália é o país mais afetado na Europa e o país anunciou hoje que todas as escolas e universidades encerram a partir de quinta-feira e até 15 de março como medida de precaução face à epidemia de COVID-19, que já provocou mais de 100 mortos no país.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".
Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora
Se não conseguir ver o mapa desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, siga para este link.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o coronavírus (COVID-19) em Portugal e no mundo.
Comentários