Catorze dos 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa do frio. À excepção de Viseu, Castelo Branco, Coimbra e Faro, todos os distritos estão sinalizados a amarelo até às 10h00 da manhã hoje, avança a SIC Notícias.

O Instituto do Mar e da Atmosfera prevê a persistência de valores baixos nas temperaturas mínimas e acentuado arrefecimento noturno nos próximos dias.

Devido às baixas temperaturas, registadas em especial durante a madrugada, a Câmara de Lisboa vai abrir o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, onde os sem-abrigo poderão aceder a refeições quentes, dormir com temperatura adequada e também roupa quente.

10 alimentos que fortalecem o organismo contra o frio
10 alimentos que fortalecem o organismo contra o frio
Ver artigo

O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo do frio vai ser ativado a partir das 17h00 de hoje, disse ontem à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.

Também os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão ter horários alargados durante a semana e fim de semana face à "maior pressão e afluência de utentes devido ao frio" nas urgências hospitalares, foi anunciado na terça-feira.

Conselhos da DGS para fazer frente ao frio

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a adoção das seguintes medidas nos dias de maior frio:

- Mantenha o corpo quente: use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;

10 dicas para escapar incólume à gripe
10 dicas para escapar incólume à gripe
Ver artigo

- Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes.

- No exterior, tenha cuidado com as condições do piso;

- Use sapatos confortáveis;

- Evite as quedas;

- Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.

Especial atenção às fontes de calor

A DGS recorda ainda que "se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando os acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação ou morte".

"Não utilize fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa" e "evite dormir muito perto da fonte de calor", recomenda ainda a DGS.

12 alimentos com muito ácido ascórbico. O seu sistema imunitário agradece
12 alimentos com muito ácido ascórbico. O seu sistema imunitário agradece
Ver artigo

"Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações", frisa. Outras recomendações em relação às fontes de calor:

- Verificar a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de os utilizar;

- Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde;

- Não utilizar equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores;

- Antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações; -

Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras.

Cuidados especiais com a alimentação

O organismo recomenda fazer refeições mais frequentes encurtando as horas entre cada uma.

Para a DGS, deve dar-se preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite ou chá e aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), pois contribuem para minimizar o aparecimento de infeções.

Está a apetecer-lhe um? Os 8 melhores chás e as suas propriedades
Está a apetecer-lhe um? Os 8 melhores chás e as suas propriedades
Ver artigo

A DGS recomenda ainda uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açucarados, e reduzir na ingestão de bebidas alcoólicas que provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.

Lembre-se sempre

As pessoas mais vulneráveis ao frio são as criança, idosos, doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares, os sem-abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.