A autarquia de Monchique anunciou ontem a criação do Banco de Ajudas Técnicas, para coordenar os equipamentos de saúde e de ação social no apoio às populações mais carenciadas do concelho.

O Banco de Ajudas Técnicas é um programa solidário que visa articular e gerir a utilização de equipamentos como canadianas, andarilhos, cadeiras de rodas e camas articuladas.

"É um setor que está um pouco desorganizado, quer pela inexistência de um levantamento eficaz das existências para oferta nas entidades, quer na gestão dos próprios equipamentos cedidos", destacou o presidente da autarquia.

De acordo com Rui André, o município "pode desenvolver uma coordenação em conjunto com as várias instituições e juntas de freguesia, bem como com os particulares que disponibilizam este tipo de equipamentos".

O autarca sublinhou que esta estrutura terá ainda um papel importante no transporte do material, "colmatando as dificuldades de distância e dos acessos, devido à caraterizada dispersão demográfica".

Segundo o presidente da câmara, este projeto insere-se num conjunto de iniciativas impulsionadas pelo município no âmbito do programa Monchique Social.

"Num concelho com uma população maioritariamente idosa, são necessários vários serviços e iniciativas de apoio social", observou Rui André.

Este programa segue-se a um outro, o Banco Local de Voluntariado, implementado pela autarquia, que tem abertas inscrições para as pessoas que queiram colaborar voluntariamente no apoio em várias áreas sociais.

No âmbito do desenvolvimento da rede social, o município pretende ainda concretizar o "Enxoval do Bebé" e o "Plano Gerontológico de Monchique".

5 de setembro de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.