Claro que tudo depende do tamanho do salto, mas numa coisa todas as mulheres estão de acordo: usar saltos altos é desconfortável. Mesmo as mulheres que já estão habituadas a andar com saltos vertiginosos diariamente acabam por sentir desconforto e dores nos pés com este tipo de calçado.

Segundo um professor de medicina e especialista em oncologia médica, usar saltos altos ou qualquer tipo de calçado desconfortável de forma continuada, e durante muitos anos, pode aumentar o risco de cancro.

As conclusões, referidas no livro A Short Guide to a Long Life, apontam para ligação clara entre o cancro e as inflamações provocadas pelos saltos altos. Tal como explica o especialista, o cancro pode ser causado por genes danificados ou defeituosos existentes no nosso ADN. Assim sendo, qualquer coisa que deteriore ou afete a capacidade de regeneração do nosso ADN pode aumentar a possibilidade de cancro.

“É importante que nos livremos de qualquer fonte de inflamação. E usar sapatos até ao ponto dos pés nos ficarem a doer é uma fonte de inflamação”, alerta David Agus em entrevista ao site Yahoo Beauty. “Se no final do dia estamos com dores nos pés é importante que prestemos atenção a esse sinal.”

Jack Jacoub, oncologista e director do serviço de oncologia torácica do California’s MemorialCare Cancer Institute, partilha da mesma opinião e reforça a ideia de que tudo o que causa desconforto e dor ao nosso corpo é perigoso. As calças de ganga extremamente apertadas são outro exemplo.

“Se, uma vez ou outra, usar saltos desconfortáveis, não há problema”, refere Agus. “Mas opte por usar sapatos confortáveis o máximo que conseguir. O seu corpo merece”, remata.

Leia também: 10 escolhas de moda que arruínam a saúde e 10 sapatos prejudiciais para a saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.