
Segundo uma fonte ligada ao caso, citada pela agência de notícias France Presse, vários magistrados e 70 policias estão na sede de Laval e na unidade de Craon (ambas no oeste da França), como parte da investigação preliminar aberta em dezembro devido a "erro grave" que põe em "perigo a saúde".
Há dois dias, a multinacional francesa Lactalis informou que iria retirar do mercado mais de 12 milhões de latas de leite em pó para bebés, de 83 países, depois da suspeita de contaminação com a bactéria salmonela.
A decisão envolve 83 países, mas Portugal não é afetado, porque os pacotes de leite em causa não são comercializados no mercado nacional.
A megaoperação da empresa foi tomada pela empresa depois de uma reunião de Emmaniel Besnier com o ministro da Economia, Bruno Le Maire.
35 crianças com salmonela
De acordo com o balanço mais recente, 35 crianças, na maioria bebés, foram diagnosticadas em França com a bactéria salmonela depois de terem consumido um leite produzido pela Lactalis.
A bactéria salmonela causam intoxicações alimentares, além de gastroenterite benigna e outras infeções mais graves. São particularmente perigosas em crianças pequenas, pessoas idosas ou com sistema imunitário débil.
Em dezembro, a empresa já tinha procedido à retirada de vários lotes de leite em pó e na altura a direção de comunicação do grupo Lactalis disse à Lusa que os pacotes em causa não são comercializados em Portugal.
Comentários