
O vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, afirmou esta quarta-feira na cerimónia de hastear da bandeira azul na praia da Figueirinha que a interdição daquela zona balnear no passado fim de semana "foi um caso pontual".
"Houve alguma ocorrência pontual, que não conseguimos identificar, mas estamos todos convencidos de que foi mesmo pontual e que não se vai repetir. A Figueirinha tem a qualidade da água que sempre tem tido e que dá para ir ao banho descansado", disse o autarca.
"A qualidade da água da Figueirinha, desde há 10 anos, tem sido boa ou excelente. E nos últimos anos tem sido sempre excelente", lembrou o vereador da Câmara de Setúbal, salientando que se trata de uma praia que, pela qualidade da água, também mereceu a distinção de `praia de ouro´, atribuída pela Quercus (Associação para a Conservação da Natureza).
A praia da Figueirinha esteve interdita a banhos no passado fim de semana por terem sido detetados valores anormais da bactéria ‘E. coli' nas análises à qualidade da água, mas os resultados da contra-análise, conhecidos no domingo, já revelavam valores normais da bactéria, o que permitiu o levantamento imediato da proibição de banhos.
Questionado pela Lusa, o vereador Manuel Pisco disse que a autarquia sadina não tenciona apresentar a candidatura de outras praias do concelho à bandeira azul, símbolo de praia de qualidade da União Europeia.
"Não temos essa expetativa, devido às limitações no acesso a outras praias, como Galapos e o Portinho da Arrábida, ao contrário do que se verifica na praia da Figueirinha, que também tem a classificação de praia acessível", disse Manuel Pisco.
Comentários