A informação foi avançada pelo coordenador do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose do Ministério da Saúde angolano, Ambrósio Dissadidi, durante uma mesa-redonda sobre "A Magnitude da Tuberculose em Angola", que decorreu em Luanda.

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

Segundo o responsável sanitário, do total de casos registados até março, a maioria são de tuberculose pulmonar, sendo que perto de cinco mil doentes foram já tratados.

Ambrósio Dissadidi disse que, nos últimos três anos, a tuberculose tem representado a terceira causa de morte no país, superada pela malária e pelos acidentes de viação.

O coordenador do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose acrescentou que é baixa a cobertura da rede de atendimento de casos de tuberculose, tal como a de sucesso de tratamento.

De acordo com Ambrósio Dissadidi, 13% dos casos notificados no país são em crianças menores de 15 anos.

Com vista a reduzir a propagação da doença, o Ministério da Saúde angolano pretende expandir a rede de diagnóstico de tuberculose em todos os municípios das 18 províncias de Angola, adquirir veículos equipados com aparelhos de Raio-X e laboratórios de microscopia para diagnosticar a doença entre a população nómada.