O que se sabe?

Sabemos que existe um diferendo que se prende com uma dívida dos privados à ADSE, por supostamente cobrarem valores maiores do que o combinado. Se isso é verdade ou não acaba por não interessar para o propósito deste artigo. O que interessa é que em resposta, alguns dos principais operadores privados decidiram cortar o contrato que têm com a ADSE. O impacto é simples: se é beneficiário da ADSE deixa de poder ter acesso aos preços a que estava habituado, tendo de suportar os custos como se não tivesse qualquer sistema de saúde e depois pedir o reembolso à ADSE.

Será que esta decisão irá voltar atrás?

A ADSE é um sistema de apoio aos cuidados de saúde que é muito importante. É importante para as pessoas, pois são mais de um milhão de beneficiários. É importante para o Serviço Nacional de Saúde, pois este não tem capacidade de absorver estes pacientes nas consultas e tratamentos, representando um aumento das listas de espera para toda a gente. É importante para os grupos privados, que têm aqui uma fonte importante de receita (apesar de a margem ser mais baixa, como têm custos fixos, acabam por beneficiar desta faturação). Assim, percebemos que a relação ADSE-privados é muito importante e em ano de eleições seria muito complicado o Governo dar uma notícia destas. Logo, talvez se chegue a um acordo em breve… ou talvez não. Esta é a grande incerteza.

O que fazer?

O anúncio de fim de acordo deu algum tempo ao Governo para chegar a um acordo, pelo que ainda temos umas semanas para perceber os próximos passos. No entanto, poderá fazer sentido começar a procurar informação sobre as alternativas que temos ao nosso dispor. Temos algumas:

  • Fazer um seguro de saúde complementar à ADSE - Existe um seguro de saúde que foi pensado para os beneficiários da ADSE. Como é sabido que a ADSE não comparticipa todas as despesas, este seguro irá pagar o valor que a ADSE não comparticipa. Como é um seguro de saúde complementa, irá ter um custo mais reduzido. No entanto, as coberturas são bastante interessantes;
  • Fazer um novo seguro de saúde - Se acredita que o desfecho das notícias é definitivo, então deverá repensar a lógica de se manter na ADSE. A vantagem da ADSE prende-se com a relação entre as coberturas e o preço que paga, uma relação muito vantajosa. No entanto, se não tiver onde ser tratado, talvez tenha de procurar um seguro de saúde que substitua por completo a ADSE. Existem algumas alternativas que poderá conhecer.

Ainda existem dúvidas sobre o desfecho desta telenovela mas temos de procurar informações para podermos atuar rapidamente no dia em que estiver tudo claro. Se fizer a sua pesquisa com tempo poderá aproveitar de campanhas ou descontos que podem ser relevantes. Veja também como escolher um seguro de saúde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.