A água com a marca San Pellegrino, uma das veiculadas no estudo publicado ontem, é comercializada em Portugal pela Nestlé através da sua filial em Barcelona. No entanto, em comunicado enviado ao SAPO, a Nestlé Portugal dá a garantia: "a segurança e a qualidade dos nossos produtos é a nossa prioridade e asseguramos aos consumidores que as águas engarrafadas comercializadas pela Nestlé são seguras".

10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)
10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)
Ver artigo

"A Nestlé testa a presença de micro plásticos nas águas engarrafadas que vende utilizando tecnologia de ponta", explica a nota que acrescenta que "até à data não encontrámos micro plásticos nas águas que comercializamos acima de níveis vestigiais".

A Nestlé informa ainda que convidou os autores do estudo a discutir as respetivas metodologias analíticas utilizadas e a analisar os resultados do estudo da marca "que são divergentes dos resultados apresentados no estudo" agora divulgado.

"Investigações científicas recentes demonstram que os micro plásticos podem estar presentes no ambiente e podem, inclusive, ser ingeridos através do ar que respiramos", frisa ainda a filial da marca em Portugal.

Falta evidência sobre impacto dos micro plásticos na saúde humana

10 substâncias químicas que são um atentado à sua saúde
10 substâncias químicas que são um atentado à sua saúde
Ver artigo

A Nestlé diz que "faltam evidências sobre o potencial impacto dos micro plásticos na saúde humana e se um nível adequado de exposição necessita ser definido" e por isso defende "mais pesquisa científica sobre os possíveis efeitos desses micro plásticos no organismo humano".

"A Nestlé está obviamente preocupada com este tema e encara-o de forma séria. Nos últimos dois anos testámos a presença de micro plásticos em vários dos nossos produtos, incluindo os vendidos sob as marcas Nestlé Pure Life e San Pellegrino. Estas análises, conduzidas de forma sistemática fazem parte do nosso plano de monitorização para todos os produtos terminados e são efetuadas usando técnicas e instrumentação científica de ponta para uma clara identificação dos vestígios de micro plásticos e para determinação da sua origem", conclui a marca.

A água com a marca Nestlé Pure Life não é comercializada em Portugal pela Nestlé.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.