A Associação Bate, Bate Coração vai realizar a apresentação formal do projecto “Coração Tic-Tac” no próximo dia 20 de Dezembro, no auditório do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

Nesse dia, será inaugurada uma exposição de obras artísticas realizadas pelas crianças do Externato de Educação Popular sobre o tema das arritmias cardíacas. A inauguração vai contar com a presença dos “padrinhos” desta iniciativa, a apresentadora de televisão Andreia Rodrigues e o manequim Mário Franco.

Direccionado a um público mais jovem, o projecto “Coração Tic-Tac” é uma iniciativa pioneira em Portugal, que tem como objectivo principal sensibilizar as crianças, entre os três e os 15 anos, para a compreensão do funcionamento do coração e para as arritmias cardíacas. “Consideramos fundamental explicar às crianças como funciona o coração e quais são os perigos das arritmias, como é que é possível prevenir o coração de ficar doente e incentivá-los a adoptar comportamentos mais saudáveis”, refere Sónia Semião, enfermeira especialista em Saúde Infantil e coordenadora deste projecto.

Em 2011, o “Coração Tic-Tac” irá percorrer o País com várias iniciativas de sensibilização, nomeadamente em escolas primárias e secundárias com sessões de esclarecimento para pais, professores e alunos. A Associação Bate, Bate Coração, surge no seguimento da campanha nacional com o mesmo nome, criada em 2009, pelo Instituto Português do Ritmo Cardíaco (IPRC), a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI (APPPC), com o objectivo de clarificar mitos e verdades sobre as arritmias cardíacas.

A campanha venceu, este ano, o Prémio Educação para a Saúde, pelo reconhecimento do trabalho efectuado. Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

15 de Dezembro de 2010

Fonte: LPM Comunicação