Por vezes, o cérebro dá-nos perspetivas diferentes do que observamos: aquilo a que chamamos ilusões ópticas.

É o caso da imagem publicada pela neurocientista Alice Proverbio, na plataforma de microblogging Twitter, que está a provocar várias reações na internet.

A imagem que é um JPG, não um GIF animado, foi desenhada por Beau Deeby e pretende testar o colapso do sistema de perceção do ser humano: o desenho, apesar de estático, transmite a ideia de movimento e o cérebro assume a imagem com sendo um vídeo.

"Incrível ilusão de movimento. O V5 é acionado pela saturação de V4", descreve Alice Proverbio, que se dedica ao estudo do cérebro.

A explicação

A neurocientista explica o fenómeno da seguinte forma: "V5 (ou MT) é uma área do córtex do cérebro que processa o movimento, enquanto o V4 é responsável pela cor e pela forma". "Os neurónios V4 saturam-se de tal maneira que a velocidade em que os neurónios MT viajam é interpretada como um sinal sensorial", acrescenta.

Alice Proverbio diz ainda que a imagem pode ser vista como "um exemplo de competição dentro do córtex visual, ou seja, sempre que um sinal é atenuado ou suprimido por qualquer motivo, outros elementos podem ser interpretados em níveis cognitivos superiores".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.