Há mais dois doentes infetado pelo novo coronavírus em Portugal, elevando para oito o número de casos positivos registados no país.
A notícia foi confirmada pela Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em declarações à TSF e posteriormente comunicada às redações através de comunicado de imprensa.
Estes novos casos de infeção somam-se aos confirmados nos últimos dias: três no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa.
Os dois novos casos referem-se a um doente que importou a infeção de Itália e a outro que foi contagiado já em solo português.
São dois homens: um com 50 anos que veio de Itália; outro com 49 anos com ligação a caso confirmado. Ambos estão em "situação estável" e permanecem internados no Hospital de São João no Porto.
A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
O COVID-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.
A doença pode causar infeções respiratórias, como pneumonia, e provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países, incluindo seis em Portugal.
Itália é o país mais afetado na Europa e o país anunciou hoje que todas as escolas e universidades encerram a partir de quinta-feira e até 15 de março como medida de precaução face à epidemia de COVID-19, que já provocou mais de 100 mortos no país.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".
Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora
Se não conseguir ver o mapa desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, siga para este link.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o coronavírus (COVID-19) em Portugal e no mundo.
Comentários